Windows Copilot: tudo sobre a nova IA queridinha da Microsoft
A Microsoft anunciou nesta semana que o chatbot Bing Chat vai virar o Copilot, a ferramenta de inteligência artificial do Windows.
A novidade não chega a ser uma surpresa, já que a empresa vinha investindo no Copilot para bater de frente com o ChatGPT na corrida dos chatbots de IA generativa. Por isso, a empresa encerrou em agosto o suporte à assistente virtual Cortana para abrir espaço para o Copilot. Agora, para dar mais visibilidade à marca, o Bing Chat segue pelo mesmo caminho.
A mudança aontece a menos de um ano do lançamento da ferramenta. Disponível desde fevereiro, o Bing Chat permitiu que o buscador do Windows enfim conseguisse fazer frente ao Google, que foi obrigado a correr atrás do prejuízo lançando o Bard.
Por isso, a Microsoft vem investindo pesado na inteligência artificial para se diferenciar da concorrência — e o Copilot é parte importante dessa transformação. Confira a seguir tudo sobre a ferramenta de IA que tem sido a principal aposta da Microsoft neste ano.
O que é o Microsoft Copilot?
O Microsoft Copilot é o nome da principal ferramenta de inteligência artificial da empresa, que inicialmente era conhecida como Bing Chat.
A Microsoft tem integrado seus serviços, como o sistema operacional Windows, o navegador Edge e os aplicativos, com o sistema Copilot. Após encerrar o Cortana, o Copilot para Windows foi lançado no final de setembro. Já o pacote Microsoft 365 (o antigo Office) ganhou recurso em março — mas apenas para usuários corporativos.
O que é o Windows Copilot?
O assistente virtual alimentada por IA funciona como um chatbot, que pode ser acessado na área de trabalho. O usuário pode fazer perguntas, receber sugestões ou conversar aleatoriedades com ele. Mas também é possível ativar o Modo Noturno, tirar uma screenshot da tela, abrir um programa, gerar uma imagem, sugerir uma playlist no Spotify, e por aí vai. Veja alguns exemplos no vídeo abaixo:
Como usar o Windows Copilot?
Caso você tenha o Windows 11 atualizado, basta apertar as teclas “WIN + C” para o Copilot aparecer no canto direito da tela. Sua funcionalidade é idêntica ao de um chatbot normal, com a diferença que é integrada ao sistema operacional.
Por enquanto, o Windows Copilot está disponível apenas para Windows 11. Mas a empresa confirmou em um anúncio recente que a ferramenta também deverá chegar em breve ao Windows 10.
Bing Chat e Copilot são a mesma coisa?
Sim. Apesar da mudança de nome, o Copilot funciona do mesmo modo que o Bing Chat, que por sua vez é alimentado pelo modelo de linguagem grande GPT4. Dessa forma, o Bing Chat repaginado ainda pode ser acessado usando o Microsoft Edge, no site do Bing ou em um site próprio.
O Microsoft Copilot é gratuito?
Sim e não. Como parte da estratégia para popularizar a ferramenta, a Microsoft oferece o Copilot de graça para Windows 11 (e em breve para o Windows 10). O Copilot também está disponível gratuitamente e sem restrições na versão em site, conforme citamos no item anterior.
Porém, algumas ferramentas por enquanto são restritas a serviços pagos. Uma delas é o Microsoft 365 Copilot, que está disponível apenas para planos empresariais. A promessa é de agilizar a produtividade permitindo, entre outras coisas, fazer transcrições e resumos de reuniões feitas via Microsoft Teams, ajudar a responder e-mails no Outlook e criar slides no Power Point. Confira alguns exemplos no vídeo abaixo:
Para ter acesso ao Microsoft 365 Copilot, as empresas precisam pagar, além do custo da assinatura, um valor extra de US$ 30 mensais (algo em torno de R$ 146). Por enquanto, não há informações de quando a ferramenta de IA chegará ao Microsoft 365 para usuários domésticos.