O Android Wear está sendo atualizado para trazer novos recursos, novos gestos e um novo sabor do sistema operacional.

>>> 14 novidades que o Android 6.0 Marshmallow ganhou em relação ao Lollipop puro

Esta é a atualização 6.0 Marshmallow para o Android Wear. Você pode usar sua voz para enviar mensagens no WhatsApp, Telegram, Viber, Hangouts, NextPlus e WeChat. Por exemplo, basta dizer “OK ​​Google, envie uma mensagem pelo WhatsApp para Guilherme: estou chegando”. (Vimos isso no Google Now para smartphones no ano passado.)

Relógios agora podem fazer e receber chamadas via Bluetooth, e também podem tocar mensagens de áudio e vídeo – desde que tenham um alto-falante. Por enquanto, só o Huawei Watch e Asus ZenWatch 2 (49mm) têm este recurso.

Além disso, o Android Wear ganhou novos gestos: chacoalhe o pulso para voltar à tela inicial; puxe o pulso para abrir o menu de apps; e empurre o pulso para expandir um card. (Desde o ano passado, é possível alternar entre os cards girando o pulso para trás e para frente.)

O Google diz que a atualização será distribuída para todos os relógios Android Wear “nas próximas semanas”.

Segundo o Ars Technica, há algo que o Google não menciona: a atualização para o Marshmallow também inclui suporte a chips de celular, como anunciado em novembro. O LG Watch Urbane 2nd Edition LTE viria com esta versão: ele não dependeria do seu celular ou de Wi-Fi para receber notificações, porque podia usar redes 3G/4G.

No entanto, a LG retirou o relógio do mercado seis dias após o lançamento, supostamente por problemas na qualidade da tela. Por enquanto, não há relógios Android Wear com suporte a 4G. Desde então, a atualização para o Marshmallow estava suspensa – até agora, pelo menos.

[Official Android Blog via Ars Technica]