Pelos rumores que corriam sobre a WWDC deste ano, esperávamos poucas novidades nas atualizações que a Apple traria para o iOS e OS X. No entanto, durante a keynote, notamos outra coisa: um excesso de recursos que vieram de outras plataformas ou programas famosos. Você deve ter percebido também! Vamos listá-los um a um.

>>> iOS 9: o sistema móvel da Apple ficou mais esperto
>>> OS X El Capitan: as pequenas mudanças no sistema para Macs
>>> watchOS 2: Apple Watch quer ser independente do iPhone

Split View: “Com o Split View no iPad Air 2, você pode ir um passo além e ter dois aplicativos abertos e ativos ao mesmo tempo.”

WWDC 2015 e comparacao (7)
WWDC 2015 e comparacao (1)
Multi Window no Samsung Galaxy Tab S. Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr

divisoriagizmodo

Picture in Picture: “Enquanto você estiver usando o FaceTime ou assistindo a um vídeo, pressione o botão Home e sua tela de vídeo será reduzida e ficará em um canto da tela. Toque para abrir um segundo app, e seu vídeo continua a ser reproduzido.”

WWDC 2015 e comparacao (16)
WWDC 2015 e comparacao (2)
Pop Up Play no Samsung Galaxy Note 8 em 2013. Imagem por LaptopMag

divisoriagizmodo

Slide Over no iPad: “Agora você pode abrir um segundo aplicativo sem sair do que você está. Assim, você pode navegar rapidamente na web, responder a uma mensagem de texto, ou salvar alguma coisa em uma nota; em seguida, deslize o app e volte ao que você estava usando antes.”

WWDC 2015 e comparacao (10)
WWDC 2015 e comparacao (1)
Multitarefa no Samsung Galaxy Tab 2 7.0 em 2012. Imagem via Android Police

divisoriagizmodo

Aviso de trânsito no iOS: “Se os seus eventos de calendário incluírem locais, o iOS 9 avalia o trânsito e avisa quando é hora de sair.”

WWDC 2015 e comparacao (12)

WWDC 2015 e comparacao (2)

Aviso do Google Now no Android em 2012. Imagem via Levy News Network

divisoriagizmodo

Eventos automáticos no Calendário: “Se você receber um e-mail com uma reserva de voo ou uma confirmação de restaurante, o iOS 9 pode criar um evento sugerido no calendário para você.”

WWDC 2015 e comparacao (11)
WWDC 2015 e comparacao (6)
E-mails do Gmail viram compromissos no Google Agenda desde novembro de 2014, no iOS e Android. Imagem por Google

divisoriagizmodo

Identificador de chamada: “Recebendo uma ligação de um número desconhecido? Se esse número apareceu em um e-mail, o iOS 9 permite que você saiba quem pode estar ligando.”

WWDC 2015 e comparacao (9)
WWDC 2015 e comparacao (3)
Em 2013, o discador do Android 4.4 KitKat trouxe uma novidade: ele procura números de telefone desconhecidos na base de dados do Google Maps para identificá-los. Imagem via Android.com

divisoriagizmodo

Mapas: “Ao fazer buscas no Mapas, você verá uma lista de categorias, incluindo restaurantes, bares, compras, diversão e muito mais. E você pode explorar dentro de cada categoria para ver o que há ao seu redor.”

WWDC 2015 e comparacao (19) WWDC 2015 e comparacao (18)
Busca local do Google Maps em 2012. Imagem por Google

divisoriagizmodo

Transporte público: “Agora você pode usar o transporte público com mapas como seu guia. Em determinadas cidades ao redor do mundo, uma nova visão de Trânsito mostra linhas e estações direto no mapa.”

WWDC 2015 e comparacao (15)

WWDC 2015 e comparacao (4)

Google Maps oferecendo direções de transporte público em 2011. Imagem via Google

divisoriagizmodo

Notas: “Quer uma maneira fácil de fazer uma lista de tarefas? Considere isso feito. Ou adicione uma foto, mapa, ou URL a uma nota. Você pode até mesmo fazer um desenho com o dedo.”

WWDC 2015 e comparacao (12)
Evernote em 2012
Evernote em 2012. Imagem via Amber Case/Flickr

divisoriagizmodo

Notícias: “O app News reúne convenientemente todas as histórias que você quer ler, a partir de fontes de notícias importantes, baseadas em tópicos nos quais você está mais interessado – assim você não precisa mais se deslocar de app em app para se manter informado.”

WWDC 2015 e comparacao (17)
Flipboard em 2010
Flipboard em 2010.

WWDC 2015 e comparacao (3)
O app Google Play Banca, disponível para Android e iOS, foi relançado em 2014. Imagem via TNM

divisoriagizmodo

Busca em apps e deep links: “Não consegue se lembrar em qual aplicativo você viu aquela receita de torta de maçã? Digite “torta de maçã” no campo de pesquisa e, se o aplicativo tiver suporte, a Busca vai mostrar a receita que você estava olhando mais cedo.”

WWDC 2015 e comparacao (17)
Busca do Google e apps (2)
Desde 2013, o Google vem indexando o conteúdo de apps para Android a fim de exibi-los nas buscas. Imagem por Google

divisoriagizmodo

Split View no OS X: “Ele preenche automaticamente sua tela com os dois aplicativos que você escolher.”

WWDC 2015 e comparacao (8)
WWDC 2015 e comparacao (4)

Este era um dos destaques do Windows 8. Imagem por Owen Yin/Flickr

WWDC 2015 e comparacao (5)

Também é possível arrastar janelas para que ocupem as laterais da tela: isso se chama Aero Snap, e está disponível desde o Windows 7. Imagem por WinSuperSite.com

divisoriagizmodo

Fixar abas no Safari: “Mantenha os sites que você visita com frequência – como seu webmail, página no Facebook ou timeline do Twitter – abertos, atualizados e facilmente acessíveis fixando-os. Eles vão permanecer ativos em segundo plano, e ficarão no lado esquerdo da barra de abas.”

WWDC 2015 e comparacao (9)

WWDC 2015 e comparacao (5)

O Google Chrome ganhou o recurso de fixar abas em 2009. O Firefox trouxe isso por padrão em 2010. O Internet Explorer tem suporte a abas fixadas desde a versão 9, lançada em 2011. Imagem por How-To Geek

divisoriagizmodo

Silenciar abas no Safari para OS X: “Se você estiver ouvindo áudio em uma aba e outro site começar a tocar, você pode silenciar o que não quiser ouvir.”

WWDC 2015 e comparacao (11)
WWDC 2015 e comparacao (6)
O Chrome ganhou este recurso no ano passado, mas requer que você vá até chrome://flags/#enable-tab-audio-muting para ativá-lo. Imagem por Gizmodo

divisoriagizmodo

Time Travel: “Com o Time Travel, um novo recurso no watchOS 2, você pode girar a coroa digital para ver o que está acontecendo – e o que já aconteceu – ontem, hoje e amanhã.”

WWDC 2015 e comparacao (13)

Um dos destaques no relógio Pebble Time é a linha do tempo, que permite ver seus compromissos futuros e passados.

divisoriagizmodo

Modo cabeceira: “Agora você pode usar o seu relógio mesmo quando você o tirar do pulso. Basta colocá-lo de lado e ligar o carregador.”

WWDC 2015 e comparacao (14)
e1lzzzuzlhfsyqdt7arq
Moto 360, apresentado há um ano.

Foto por Jeff Chiu/AP