Quatro meses após dar um tapa na cara de Chris Rock no palco do Oscar 2022, Will Smith quebrou o silêncio sobre o caso, e se pronunciou pela 1ª vez. O ator, que venceu a premiação de Melhor Ator por “King Richard: Criando Campeãs”, deixou Hollywood em choque, por se revoltar com uma piada que o comediante fez sobre sua esposa, Jada Pinkett Smith.
No vídeo que dura quase 6 minutos publicado no Youtube, Will responde a três perguntas que foram feitas na internet. A primeira delas questiona o motivo do ator não ter pedido desculpas a Rock durante o discurso que fez no Oscar, ao ganhar o prêmio de melhor ator. Smith revela que tentou contato com o comediante, mas que ele ainda não estaria pronto para conversar sobre o ocorrido. “Estava tudo confuso naquele momento. Entrei em contato com Chris e a mensagem que voltou é que ele não está pronto para falar”.
Em seguida, o ator pediu desculpas olhando diretamente para a câmera, a Rock e à sua família. Smith ainda menciona uma entrevista que viu de Rosalie Rock, mãe do comediante, e também pede desculpas para ela. “Quero falar para você, Chris, eu te peço desculpas. Meu comportamento foi inaceitável e eu estou aqui para falar quando você estiver pronto”, diz o ator.
“Não pensei em como as pessoas ficaram magoadas naquele momento”, explica Smith, que mais uma vez reiterou que estava arrependido por suas ações, chamando seu comportamento de “inaceitável”. Ele diz que passou os últimos três meses pensando nas “nuances” e na “complexidade” do que aconteceu na premiação. “Não há parte de mim que pense que essa era a maneira certa de se comportar naquele momento”, diz Smith, que suspira profundamente em alguns momentos e parece estar lutando contra as lágrimas no vídeo.
Smith também respondeu uma questão sobre Jada, vista na câmera revirando os olhos para a piada de Rock, que comparou o seu cabelo com o de Demi Moore no filme “Até o Limite da Honra”. O ator foi questionado se a esposa pediu para ele subir no palco e ele explicou que a companheira, que sofre de alopecia, não disse nada para incentivá-lo a agredir Rock.
“Ela pediu que você fizesse algo, depois de revirar os olhos?”, lê Smith antes de responder. “Não. Eu fiz uma escolha pela minha própria experiência, minha própria história, minha história com Chris. Jada não tem nada a ver com isso. Desculpa, amor. Quero dizer desculpa também aos meus filhos”, completa o ator.
A terceira e última pergunta do vídeo é: “O que ele diria para as pessoas que ficaram decepcionadas com a sua postura?”. O ator respondeu: “Desapontar pessoas é o meu trauma central. Eu odeio quando decepciono as pessoas. Então me machuca psicologicamente e emocionalmente saber que não fiz jus à imagem e impressão das pessoas sobre mim”, afirma Will Smith.
“Estou profundamente arrependido, mas estou tentando ter remorso sem ter vergonha de mim mesmo. Eu sou humano, cometi um erro e estou tentando não pensar em mim como um pedaço de merda”, afirma o ator.
Will Smith fechou o vídeo com a promessa de aprender com seus erros. “Eu sei que foi confuso, eu sei que foi chocante”, diz ele. “Mas eu prometo a você, estou profundamente dedicado e comprometido em colocar luz, amor e alegria no mundo. E, você sabe, se você aguentar, prometo que poderemos ser amigos novamente”. Veja o vídeo:
Vale lembrar que anteriormente, Will pediu desculpas públicas a Chris Rock. Devido à agressão, Smith foi banido do Oscar e de todos os eventos da Academia por dez anos. Além disso, diversos projetos envolvendo o ator foram cancelados ou adiados, e o astro chegou a se internar em reabilitação após a polêmica.