O WhatsApp começou a liberar nesta sexta-feira (10) uma atualização que permite aos usuários criar grupos com até 512 participantes. Porém, os brasileiros terão que aguardar mais alguns meses para usar o novo recurso.

A novidade é esperada para aplicativos a partir das versões beta 2.22.13.10 no Android e 22.12.0.73 para iOS. Entretanto, segundo o site WABetaInfo, o recurso também deve chegar para quase todos os usuários já nas próximas 24 horas.

No mês passado, o WhatsApp anunciou a função de adicionar até 512 pessoas em grupos. Porém, até o momento, ela tinha chegado apenas para um número limitado de usuários beta. Atualmente, esse limite é de até 256 pessoas.

Supergrupos do WhatsApp podem chegar apenas em 2023

Segundo a Meta, que controla o WhatsApp, o aumento do limite era uma das principais solicitações recebidas pelos usuários. Porém, é provável que o Brasil não receba a nova função até, pelo menos, o final de outubro, quando encerra o segundo turno das eleições.

É válido lembrar que a empresa Meta já havia se comprometido no mês passado, junto ao Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP), a não fazer grandes mudanças na plataforma do WhatsApp para o Brasil, para não comprometer as eleições presidenciais, que ocorrem neste ano. Isso inclui a possibilidade de criar grupos maiores, que poderiam facilitar a disseminação de fake news e atrapalhar o pleito democrático.

Conforme apontou o G1, o MPF-SP enviou recentemente um novo ofício para que o WhatsApp libere os supergrupos apenas em 2023, após a posse presidencial. Contudo, a empresa não informou qual data pretende implementar a nova ferramenta, se limitando a dizer que “a implementação de novas funcionalidades no aplicativo é sempre feita de maneira informada, embasada e cautelosa”.