No ano passado, depois de anunciar seu esperado telefone de tela dupla, a Microsoft prometeu que o Surface Duo seria colocado à venda em algum momento durante o período de festas de 2020. No entanto, se uma nova reportagem estiver certa, talvez seja possível comprar o seu bem antes disso.

De acordo com o Windows Central, vários contatos que têm informações a respeito do desenvolvimento do Surface Duo afirmam que o hardware e o software “estão praticamente prontos” e que a Microsoft pretende lançar o aparelho significativamente mais cedo do que o esperado.

O Duo deve ser lançado com o sistema Android 10, que foi liberado oficialmente em setembro, e, recentemente, a Microsoft tem se concentrado principalmente em dar os retoques finais nas “personalizações de nível superior” e em garantir que as telas duplas do Duo funcionem bem com o pré aplicativos instalados como Microsoft Office, Outlook e outros.

Aparentemente, a Microsoft espera terminar o software do Duo em abril. Ela, então, poderia começar a enviar quantidades limitadas do aparelho no começo do segundo semestre. Dito isto, há uma boa chance de estas primeiras unidades terem como alvo principalmente desenvolvedores e entusiastas. O Windows Central afirma que a disponibilidade do Duo será anunciada em meados do segundo semestre, potencialmente junto com versões atualizadas do Surface Go e Surface Book.

Parece que uma das principais razões para o Duo estar muito adiantado é que o dispositivo está em desenvolvimento desde 2016, e muito do hardware do Duo está pronto para funcionar há algum tempo. No entanto, isso pode ser uma coisa boa e ruim para o Duo, porque, embora colocar duas telas em um dispositivo ainda seja bastante novo, coisas como os molduras relativamente largas e um número limitado de câmeras parecem antiquados quando levamos em consideração outros smartphones modernos.

Além disso, embora o Android 10 seja bom, o Google já lançou um preview do Android 11 para desenvolvedores, que inclui um suporte melhor para dispositivos dobráveis ​​e de tela dupla, como é justamente o caso do Surface Duo. Portanto, em alguns aspectos, isso pode forçar a Microsoft a manter o cronograma original de lançamento no fim de 2020 e gastar esse tempo extra preparando o Duo para rodar o Android 11.

E apesar de as especificações do Duo serem decentes — ele vem com Snapdragon 855 e 8 GB de RAM –, telefones como o Samsung Galaxy S20 Ultra já começaram a ser vendidos com processadores Snapdragon 865 mais poderosos. E o Surface Duo deve vir com apenas 64 GB de armazenamento interno, o que parece um pouco baixo para um telefone em 2020 — particularmente um voltado principalmente para a produtividade.

Quanto ao irmão maior do Duo, o Surface Neo, parece que o lançamento do laptop da Microsoft com telas duplas de 9 polegadas não mudou: ele ainda deve ser lançado em algum momento no quarto trimestre de 2020. No entanto, com o COVID-19 causando estragos no cadeias de suprimentos globais, pode haver outros fatores que podem causar problemas para os próximos lançamentos do Duo e do Neo.

Ainda assim, para um setor em que atrasos e adiamentos são muito mais comuns do que um dispositivo ficar pronto antes da hora, é bom saber que o desenvolvimento do Surface Duo está adiantado.