Organização do Oscar cria equipe de emergência para não repetir fiasco do tapa
A cerimônia do Oscar no ano passado ficou marcada pelo momento em que Will Smith deu um tapa em Chris Rock, após o comediante fazer piada sobre a condição médica da esposa do ator.
A situação fez a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas implementar uma “equipe de crise” para a premiação de 2023, a fim de impedir rapidamente qualquer possível emergência em tempo real.
A informação foi confirmada pelo CEO da Academia, Bill Kramer, em entrevista à revista Time [via Variety]. “Temos toda uma equipe de crise, algo que nunca tivemos antes, e muitos planos em andamento”, disse o executivo. “Nós rodamos muitos cenários. Portanto, esperamos que estejamos preparados para qualquer coisa que não possamos antecipar agora, mas que estamos planejando para o caso de acontecer.”
O CEO garante ainda que o núcleo é o primeiro do tipo na história da organização. Kramer também confirma que a criação se dá em decorrência do tapa desferido por Smith em Rock durante a apresentação da categoria de melhor documentário de 2022. “Por causa [do tapa] no ano passado, abrimos nossas mentes para as muitas coisas que podem acontecer no Oscar”, continuou.
“Mas estes planos de crise – as equipes e estruturas de comunicação de crise que temos – permitem-nos dizer que este é o grupo que temos de reunir muito rapidamente. É assim que todos nós nos reunimos. Este é o porta-voz. Esta será a declaração. E, obviamente, dependendo das especificidades da crise, esperemos que algo não aconteça e nunca tenhamos que usá-los, mas já temos estruturas que podemos modificar”, explica Kramer.
Anteriormente, falando durante o almoço dos indicados ao Oscar de 2023 no início deste mês, a presidente da Academia, Janet Yang, admitiu que a organização perdeu a bola ao esperar muito tempo para responder ao tapa. Parece que a nova equipe de crise reagirá o mais próximo possível do tempo real, caso ocorra alguma emergência na cerimônia deste ano.
“Tenho certeza de que todos vocês se lembram de que vivenciamos um evento sem precedentes no Oscar”, disse Yang aos participantes do almoço. “O que aconteceu no palco foi totalmente inaceitável e a resposta da nossa organização foi inadequada.”
Apresentando um dos momentos do Oscar 2022, Chris Rock fez uma piada sobre a condição estética de Jada Pinketh Smith, esposa de Will, que sofre de alopecia, que faz ela perder cabelo. O ator não gostou da piada, foi em direção ao apresentador e o agrediu em frente a todos os presentes.
Para quem não se lembra, na época, a Academia foi muito criticada pela ausência de uma resposta ao caso. O fato de Smith ter dado um tapa no comediante, gritado de seu lugar para que Rock não falasse de sua esposa e na sequência ter subido ao palco ao ser anunciado como vencedor do Oscar de melhor ator, despertou questionamentos sobre a ausência de segurança na premiação.
A situação ficou ainda pior quando a Academia baniu o ator da organização por dez anos, mesmo após o pedido de desculpas de Will Smith, e pouco depois do mesmo renunciar voluntariamente como membro.
Smith se desculpou novamente por suas ações em uma postagem de vídeo em julho de 2022, na qual revelou: “Entrei em contato com Chris e a mensagem que recebi é que ele não está pronto para falar e, quando estiver, entrará em contato”. Desde então, ele estrelou o drama sobre escravidão da Apple, “Emancipation”, e atualmente está preparando “Bad Boys 4” com Martin Lawrence, além de “Eu sou a Lenda 2”.
Will Smith faz piada sobre o tapa no Oscar
Um ano após o acontecimento, parece que Will Smith está lidando com o episódio do tapa em Chris Rock no Oscar 2022 de maneira bem humorada. Por meio das redes sociais, o ator publicou um vídeo fazendo piada da situação.
No vídeo, Will Smith fez um dueto com a usuária Sam Rossi, que discute os benefícios de perguntar a um objeto inanimado o que ele pensa sobre você. “Vou falar algo doido para vocês. Soa insano, mas vai mudar sua vida e torná-la muito mais interessante e divertida”, começa a usuária da rede social no vídeo.
“Você sabia que você pode pegar qualquer objeto, olhar para ele e perguntar o que ele pensa sobre você?”, acrescenta. “Você terá uma resposta, vinda da sua intuição.” Ela continua e usa de exemplo uma caneta, carro ou dinheiro. Ao fim, Smith pega a estatueta do Oscar que ganhou como Melhor Ator por “King Richard: Criando Campeãs (2021)“ momentos após a agressão contra o humorista e a observa em tom de zombaria.
O astro olha diretamente para o objeto até que ameaça perguntar alguma coisa, mas o vídeo é cortado. Assista:
@willsmith #duet with @missmoneyworking
Vale lembrar que a cerimônia do Oscar 2023 está marcada para 12 de março. Confira aqui todos os indicados.