O Internet Explorer já era e o novo navegador Spartan, da Microsoft, vai tomar este lugar. Já ouvimos os detalhes dele antes, mas agora o novo navegador já está entre nós. Uma versão de testes acabou de aparecer no preview do Windows 10. Veja ele em ação.

>>> Novo navegador Spartan, da Microsoft, está oficialmente disponível para testes

>>> Diga adeus ao Internet Explorer! Microsoft irá finalmente abandonar a marca

>>> Spartan, o novo navegador da Microsoft, está aqui para te salvar do Internet Explorer

>>> Como o navegador Project Spartan, da Microsoft, eliminou as piores partes do Internet Explorer

>>> Esses truques do novo navegador da Microsoft vão te convencer a mudar de browser?

A maior e melhor função do Spartan? Ele é rápido. Veja abaixo ele carregando o Twitter do Gizmodo com um piscar de olhos (ele ainda não funciona muito bem com a página do site):

gwsvutk7l8zvckapvxii

E ele também vem com algumas praticidades. Digite “clima” na barra de busca — na barra de busca do Bing — e…

mycafj7cfew4jigi3r0h

Uma outra grande novidade no Spartan é que ele usa a assistente de voz Cortana. Visite a página de um restaurante local, por exemplo, e a Cortana vai automaticamente buscar as informações mais relevantes para você:

whhrsfb5ubuacylw2mx4

Ele também inclui anotações. Clique no botão editar, no canto superior direito, e o Spartan vai tirar uma foto da tela do navegador na qual anotações poderão ser feitas. Circule, sublinhe, desenhe, faça o que o seu coração mandar. Depois, é só salvar a imagem no OneNote ou no Evernote ou qualquer que seja o lugar onde você guarda as suas fotos:

rmluwpm42nm1rlrudten

O seu site favorito tem uma layout que você não gosta? O modo leitura do Spartan pode te ajudar, puxando apenas o texto e as imagens de qualquer site em uma página parecida com o Instapaper, o que deixa tudo muito mais fácil de ler:

rp7uqppumpslgckf1xck

E esse é apenas o começo. A Microsoft avisa que essa versão beta do Spartan é, bem, beta. Ele não funciona com os blogs do Gawker Media em tela cheia, por exemplo, e encontramos um bocado de outros bugs também. Além disso, novidades ainda não divulgadas estão a caminho. Como qualquer navegador da última década, o Spartan dará suporte à extensões, mas até agora é tudo muito vago.

Até o momento o Spartan parece ótimo. É um navegador rápido e habilidoso e precisamos de um desse! Faz muito tempo desde que o último grande navegador foi  lançado (desculpa, Vivaldi, mas você ainda não é considerado um navegador de grande porte) e sabemos que os que temos estão começando a entregar a idade. Será o Spartan o Novo Grande Navegador do Momento? É difícil dizer, mas promissor ele é. E cerca de 1 milhão de vezes melhor que o Internet Explorer.