Nesta terça-feira (22), o WhatsApp começou a banir da sua plataforma oficial, usuários que acessam o mensageiro pela versão conhecida como “WhatsApp GB”.

No Twitter, diversos usuários relataram que estão sendo banidos e tendo seus números bloqueados da plataforma do Facebook. A versão modificada do aplicativo de mensagens se polarizou nos últimos tempos por oferecer recursos que o WhatsApp oficial não tem.

Além das reclamações, diversos usuários deram risada da situação no Twitter.

 

Mas o que é WhatsApp GB

O WhatsApp GB é um app que funciona como uma versão modificada do mensageiro original. O app que é uma espécie de clone que utiliza como base a versão oficial do mensageiro, mas inclui funcionalidades que não estão disponíveis no WhatsApp do Facebook.

Entre os recursos mais aclamados pelos usuários estão a possibilidade de remover o status “online”, visualizar mensagens apagadas, respostas automáticas e a opção de ter mais de um número de telefone no mesmo perfil.

Também é possível, por exemplo, enviar de arquivos de áudio de até 100 MB, deixar o app transparente e trocar a cor do cabeçalho. Em um primeiro momento, o app pode parecer interessante, mas o software traz riscos à segurança dos usuários.

Assine a newsletter do Gizmodo

Isso porque a ferramenta é uma versão modificada do software original e exige o uso de uma APK não-oficial para funcionar. Sendo assim, ao fazer download do GB, o usuário precisa saber que corre o risco de ser banido da rede social.

A versão modificada do app está disponível apenas na versão Android.

Leia também: Guia do WhatsApp: as últimas mudanças e o que está por vir em 2022.