Tecnologia

Vazamento revela versão chinesa de helicóptero mortal dos EUA

O helicóptero Z-21 se inspira em dois modelos dos EUA: o UH-60 Black Hawk e o AH-64 Apache; veja
Imagem: YouTube/Reprodução

Imagens vazadas na rede social chinesa Weibo mostram que a China está desenvolvendo sua versão de um helicóptero mortal inspirado no AH-64 Apache, dos EUA.

whatsapp invite banner

O helicóptero Z-21, que apareceu em vazamentos no início deste ano, é uma atualização do Harbin Z-20, que, por sua vez, é uma versão chinesa de outra aeronave mortal dos EUA, o UH-60 Black Hawk.

As imagens mostram que o helicóptero possui elementos do AH-64 Apache e, segundo especialistas, possui os mesmos motores, rotores e empenagem do Z-20.

Andreas Rupprecht, um dos principais experts em aviação militar chinesa, afirma que a decisão de usar especificações do Z-20 no novo helicóptero é para acelerar o desenvolvimento da aeronave e reduzir os riscos e custos de fabricação.

No entanto, de acordo com Rupprecht, a fuselagem do novo helicóptero é mais fina devido à configuração de cabine em tandem, ampliando o desempenho da aeronave.

Um dos principais aspectos do Z-21 que o tornam uma versão chinesa do helicóptero dos EUA são suas carenagens laterais, com um formato bastante similar ao do Apache.

Essas carenagens conseguem armazenar um conjunto sofisticado de sistemas eletrônicos (aviônicos), além de ampliar a proteção nas laterais da cabine.

Além disso, os sistemas de detecção e defesa, como alerta de mísseis e receptores de lasers, estão instalados em posições similares, respectivamente abaixo do mastro e da fuselagem.

Também sob a fuselagem, está um canhão automático de 23 mm, coincidentemente, em posição similar à inspiração norte-americana. Nas asas, a aeronave terá seis pilones, que conseguem carregar mísseis ar-ar de curto alcance, anti-tanque, guiados e não guiados.

Versões chinesas de helicópteros dos EUA

Com o Z-21, a Força Aérea da China (PLA) desenvolveu a terceira versão chinesa de um helicóptero mortal dos EUA.

Nos anos 1980, em uma breve aproximação com o Ocidente, a China conseguiu importar alguns helicópteros, sobretudo o norte-americano AH-1 Cobra. Essa aeronave foi a inspiração para o Z-10, lançado em 2009.

Antes do lançamento do Z-10, no entanto, em 2006, a China encomendou um helicóptero militar de 10 toneladas, com assistência da empresa russa Kamov, que seria o Z-20.

Além disso, um golpe de sorte ajudou a China a desenvolver sua versão mais potente. A operação que matou Bin Laden, em 2011, foi um sucesso. Porém, um dos dois helicópteros UH-60 Black Hawk precisou fazer um pouso de urgência por uma falha nos rotores.

Ninguém se feriu, mas o helicóptero ficou em Abbottabad, no Paquistão. No mesmo ano, começaram a surgir notícias de que o Paquistão permitiu que a China observasse destroços do helicóptero.

Desse modo, em 2013, a China lançou o Z-20, o primeiro helicóptero 100% nativo do país. Mas, novamente, com óbvias semelhanças ao modelo dos EUA, sendo, portanto, a segunda versão chinesa.

Também em 2013, vazamentos de imagens mostraram que a China obteve um mock-up total do AH-64 Apache, que foi possivelmente utilizado criar o Z-21.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas