Tecnologia

Veja como evoluiu a transmissão de TV das Olimpíadas

No Brasil, a transmissão de TV das Olimpíadas só ocorreu em 1972, 46 anos após a primeira transmissão.
Imagem: COI/Divulgação

As Olimpíadas de Paris começam nesta sexta-feira (26) e o COI (Comitê Olímpico Internacional) revelou que a transmissão de TV vai contar com vários avanços tecnológicos.

whatsapp invite banner

A transmissão dos jogos olímpicos se transforma a cada década. Como estamos na era da IA generativa, não é surpresa que as Olimpíadas de Paris sejam a primeira a usar inteligência artificial na transmissão de TV. Segundo o COI, a IA vai ajudar a aprimorar a experiência dos espectadores e “explicar melhor certos eventos esportivos”.

Mas, até chegarmos nesse avanço, houve um longo trajeto na evolução das transmissões da era moderna dos jogos. Veja a evolução da transmissão das Olimpíadas na TV.

Primeiras transmissões

Aliás, a primeira transmissão dos jogos, pelo rádio, ocorreu há exatamente 100 anos e em Paris. No entanto, a primeira transmissão ao vivo para TV aconteceu 12 anos depois, em uma das edições mais polêmicas das Olimpíadas.

Em 1936, havia poucas TVs na Alemanha – a maioria pertencendo às famílias de oficiais do alto escalão do partido nazista –, então o governo de Hitler decidiu realizar a transmissão das Olimpíadas de Berlim em espaços públicos.

Com isso, 160 mil pessoas conseguiram assistir às Olimpíadas em que o atleta afro-americano Jesse Owens contraria o mito da supremacia branca do nazismo ao obter quatro medalhas de ouro. Reveja:

Devido à guerra, as Olimpíadas só voltariam a acontecer em 1948, em Londres, com transmissão de TV ao vivo para mais de 500 mil pessoas, cobrindo até 200 quilômetros de distância dos estádios.

Foi somente em 1960 que a transmissão de TV das Olimpíadas deu um salto maior. A edição realizada em Roma foi a primeira com transmissão internacional ao vivo.

No entanto, a transmissão via satélite ocorreu na edição seguinte, de Tóquio, em 1964, mas para apenas 21 países da Europa, EUA e Canadá, além do Japão, obviamente.

Já nas Olimpíadas da Cidade do México, em 1968, houve a primeira transmissão a cores para TV.

Maiores avanços 

No Brasil, a primeira transmissão de TV das Olimpíadas ocorreu apenas em 1972, nos jogos de Munique, outra edição bastante polêmica. Naquele ano, 98 países assistiram não apenas aos jogos, mas, também, à cobertura em tempo real do ataque terrorista aos atletas israelenses por uma organização palestina.

No decorrer dos anos 1970, houve vários avanços tecnológicos em termos de transmissão, mas as câmeras continuavam sendo muito pesadas, apresentando dificuldades para captar imagens em movimento.

Apenas nos anos 1980, a transmissão começou a melhorar graças aos avanços no vídeo digital e aos novos formatos de áudio, como o Stereo. Além disso, nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, a alta definição dava seus primeiros passos e o mercado começava a ter telas widescreen.

Em 1984, a transmissão dos jogos chegou a 156 países e mais de 2,5 bilhões de pessoas assistiram aos jogos pela TV. Também foi em 1984 que a transmissão passou a ficar por conta do país que sedia o evento.

Em 1992, nas Olimpíadas de Barcelona, a transmissão passa a ser de responsabilidade de um serviço central independente para fornecer o sinal internacional de transmissão. Além disso, com a popularização da TV a cabo, a cobertura começa a aumentar.

Também é em Barcelona que mais de 40 câmeras HDTV registram os jogos. Com a chegada do novo milênio, a transmissão de TV das Olimpíadas vai para um patamar muito maior em termos de tecnologia.

Digitalização, 4K e realidade virtual marcam a transmissão das Olimpíadas no novo milênio

Em poucos anos do século XXI, o mundo inteiro presenciou um salto tecnológico sem precedentes, afetando todos os setores, incluindo as Olimpíadas.

Nos anos 2000, a transmissão dos jogos deixa de ser exclusiva para TV e dá seus primeiros passos rumo à internet. Em 2000, nas Olimpíadas de Sydney, o COI criou o primeiro site com informações sobre eventos, estádios, ingressos e resultados.

Em 2001, o COI lança o OBS (Serviço de Transmissão dos Jogos Olímpicos), órgão responsável por filmar todas as competições das Olimpíadas e fornecer a emissoras autorizadas ao redor do mundo.

Com isso, nas Olimpíadas de Atenas, as emissoras de TV tinham um material de 44 mil horas de transmissão. Em 2012, na edição de Londres, esse numero subiu para 100 mil horas de gravação.

Foi também durante as Olimpíadas de Londres que apareceram as primeiras câmeras em 4K. Em 2016, no Rio de Janeiro, as Olimpíadas realizaram a primeira transmissão de TV em 4K.

Em 2021, as Olimpíadas ocorreram em Tóquio, 57 anos após a primeira transmissão via satélite acontecer na cidade, trazendo mais inovação para TV.

Nessa edição, devido à pandemia, a transmissão das Olimpíadas ocorreu em vários meios além da TV, incluindo em realidade virtual, com 130 horas de cobertura dos jogos em 8K.

Por fim, em Paris, as Olimpíadas focam na experiência imersiva e na IA para revolucionar, novamente, a transmissão de TV.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas