22 mortes que marcaram o ano de 2022

Em 2022, o público se despediu de grandes ícones da cultura pop do Brasil e do mundo; relembre os principais nomes na reportagem.
22 mortes que marcaram o ano de 2022
Imagem: Instagram/Reprodução

No Brasil e no mundo, 2022 foi um ano de perdas de personagens icônicos e conhecidos do público na mídia. A lista de mortes é longa: em janeiro, os brasileiros lamentaram a partida de Elza Soares. Meses depois, o público se despediu de dois outros grandes cantores: Gal Costa e Erasmo Carlos

O público também sentiu a partida de Jô Soares, em agosto, Rolando Boldrin, Milton Gonçalves, Arnaldo Jabor e Claudia Jimenez, todos conhecidos pela televisão brasileira. 

Em setembro, o mundo repercutiu a morte da rainha Elizabeth 2ª, a monarca mais longeva da história, aos 96 anos. O óbito pegou todos de surpresa: apesar da idade, Elizabeth cumpriu compromissos oficiais poucos dias antes.

Pouco depois morreram dois grandes nomes do cinema mundial: o diretor Jean Luc Godard, pioneiro da era Nouvelle Vague, e Robbie Coltrane, conhecido por interpretar o bondoso Hagrid na franquia “Harry Potter”. A seguir, relembre 22 mortes que marcaram 2022. 

Sidney Poitier 

22 mortes que marcaram o ano de 2022

O ator Sidney Poitier em cena no longa “Uma Voz nas Sombras”, que lhe rendeu o Oscar e um Globo de Ouro em 1964. Imagem: James Joel/Flickr/Reprodução

O ator norte-americano morreu em 6 de janeiro em sua casa, em Beverly Hills, aos 94 anos. Em 1964, ele ganhou o Oscar e um Globo de Ouro por sua atuação em “Uma Voz nas Sombras”, de Ralph Nelson. 

Elza Soares 

22 mortes que marcaram o ano de 2022

A cantora Elza Soares em uma de suas últimas aparições. Imagem: Divulgação

Ícone da música brasileira, a cantora e compositora carioca morreu em 20 de janeiro, aos 91 anos, em sua casa no Rio de Janeiro. Coincidentemente, no mesmo dia da partida de Garrincha, com quem viveu um relacionamento por 17 anos. 

Arnaldo Jabor 

22 mortes que marcaram o ano de 2022

O cineasta, cronista e jornalista brasileiro Arnaldo Jabor. Imagem: Divulgação

O cineasta, cronista e jornalista brasileiro morreu em 15 de fevereiro, aos 81 anos. Ele estava internado desde dezembro de 2021 no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. 

Taylor Hawkins 

22 mortes que marcaram o ano de 2022

O baterista do Foo Fighters, Taylor Hawkins, em show no Lolapalooza de Berlim, em setembro de 2017. Imagem: Ralph PH/Flickr/Wikimedia Commons/Reorodução

O baterista do grupo Foo Fighters morreu em 26 de março, aos 50 anos, dois dias antes de um show na Colômbia. Segundo autoridades policiais do país latino, as causas tiveram relação com uma overdose. 

Lygia Fagundes Telles 

22 mortes que marcaram o ano de 2022

A escritora Lygia Fagundes Telles durante a inauguração da nova fachada da Academia Paulista de Letras, em outubro de 2017. Imagem: Alexandre Carvalho/A2img

Autora de grandes obras da literatura brasileira, a escritora morreu aos 98 anos em São Paulo, em 3 de abril. De escrita leve e, ao mesmo tempo, robusta, virou membro da Academia Brasileira de Letras ainda na década de 1980 e conquistou os prêmios Camões, em 2005, e Jabuti (1966, 1974 e 2001). 

Liz Sheridan 

22 mortes que marcaram o ano de 2022

A atriz norte-americana Liz Sheridan em cena na série “Seinfeld”. Imagem: NBC/Divulgação

A querida mãe de Jerry Seinfeld na série “Seinfeld” morreu aos 93 anos em 15 de abril. Veterana na televisão norte-americana, também participou de “ALF, o Teimoso” e de musicais famosos na Broadway, como “Happy End”, ao lado de Christopher Lloyd e Meryl Streep em 1977. 

Robert Morse 

22 mortes que marcaram o ano de 2022

O ator norte-americano Robert Morse, estrela de Mad Men. Imagem: AMC/Divulgação

Estrela na série Mad Men, o ator norte-americano morreu em 21 de abril, aos 90 anos. Ficou famoso ao interpretar Bert Cooper, o chefe da agência de publicidade que deu seu nome à empresa Sterling Cooper. 

Milton Gonçalves 

Milton Gonçalves

Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Ator e diretor popular por suas produções na televisão e cinema brasileiro, Milton Gonçalves morreu em 30 de maio, aos 88 anos, vítima de complicações após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral). 

Jô Soares 

Jô Soares

Foto: Reprodução/Instagram/Flavia Soares

Ator, apresentador, humorista, escritor e diretor, todo mundo sentiu a morte de Jô Soares, aos 84 anos, em 5 de agosto. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde tratava uma pneumonia.

Olivia Newton-John 

Morre Olivia Newton-John, estrela de Grease

Imagem: Olivia Newton-John/Facebook/Reprodução

A estrela de “Grease” e “Physical” morreu aos 73 anos, em 8 de agosto. Além da carreira como artista, Olivia foi símbolo da luta contra um câncer de mama, o qual enfrentou por mais de 30 anos. Ela compartilhou sua jornada contra a doença no livro “Don’t Stop Believin” (Nunca pare de acreditar, na tradução livre, sem edição no Brasil).

Claudia Jimenez 

22 mortes que marcaram o ano de 2022

A atriz Claudia Jimenez. Imagem: Reprodução

A eterna Dona Cacilda, da “Escolinha do Professor Raimundo”, e Edileuza, de “Sai de Baixo”, morreu em 20 de agosto, aos 63 anos, no Rio de Janeiro. A atriz brasileira lutava há anos contra um câncer no mediastino – o espaço entre os pulmões. 

Mikhail Gorbachev 

Morre Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética, aos 91 anos

Imagem: Mitya Aleshkovsky/Flickr/Divulgação

O último líder da União Soviética morreu aos 91 anos em 30 de agosto. O político russo estava no poder quando a União Soviética se dissolveu, em 1991. Nos seis anos em que ficou no poder, liderou reformas de abertura social e econômica, movimento conhecido como perestroika, e de transparência governamental (glasnost). 

Rainha Elizabeth 2ª 

Confira o impacto da morte da rainha Elizabeth nas repercussões mundo afora

Imagem: Michael Garnett/Flickr/Reprodução

Ícone da cultura pop e da monarquia britânica, a rainha morreu em 8 de setembro, aos 96 anos. Cumprindo compromissos oficiais até a véspera de sua morte, ela governou por mais tempo que qualquer outro monarca na história britânica. 

Jean-Luc Godard 

Jean-Luc Godard, pioneiro da Nouvelle Vague, morre aos 91 anos; relembre história

Imagem: Antonio Banderas/Facebook/Reprodução

O cineasta francês e um dos pioneiros do movimento Nouvelle Vague, que inaugurou uma nova era no cinema moderno, morreu em 13 de setembro, aos 91 anos. Ao longo de 60 anos de carreira, Godard lançou mais de 40 longas-metragens, além de curtas, documentários, ensaios cinematográficos e clipes musicais. 

Robbie Coltrane 

Morre Robbie Coltrane, o Hagrid de "Harry Potter", aos 72 anos

O ator Robbie Coltrane em tapete vermelho do Festival de Cinema de Edimburgo, em maio de 2012. Imagem: Amy Muir/Flickr/Reprodução

O eterno Hagrid, da saga “Harry Potter”, morreu em 14 de outubro, em um hospital da Escócia, aos 72 anos. O ator estaria com problemas de saúde há dois anos. Coltrane ficou amado em todo o mundo ao interpretar Hagrid, um adorável meio-bruxo e meio-gigante que introduziu Harry Potter ao mundo da magia.

Jerry Lee Lewis 

Jerry Lee Lewis

Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Considerado um dos pioneiros do rock’n roll, Lewis morreu em 28 de outubro, aos 87 anos. Intérprete de sucessos como “Great Balls of Fire” e “Whole Lotta Shakin’ Goin’ On”, era conhecido pela intensidade que colocava nas músicas e pela atribulada vida pessoal.

Gal Costa 

“Tristeza sem fim”: famosos repercutem morte de Gal Costa, aos 77 anos

Imagem: Karina Zambrana/Flickr/Reprodução

Uma das maiores vozes da música popular brasileira, a cantora Gal Costa morreu em 9 de novembro, aos 77 anos. A artista revolucionou as vozes e a cultura musical brasileira desde sua consolidação como cantora, na década de 1960. Nessa época, a cantora se aproximou de grandes nomes da música nacional, como os também baianos Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Rolando Boldrin 

Cantor e ator Rolando Boldrin, o “Sr. Brasil”, morre aos 86 anos

O ator, compositor e cantor Rolando Boldrin em seu programa “Sr Brasil” na TV Cultura. Imagem: TV Cultura/Reprodução

No mesmo dia da morte de Gal Costa, o cantor, compositor e ator Rolando Boldrin também se despediu do público, aos 86 anos. Boldrin ainda atuava todas as semanas no programa “Sr. Brasil”, da TV Cultura. Ator de filmes e novelas premiadas, também era conhecido como um grande compositor e “contador de causos”. Foi um incentivador da cultura caipira brasileira.

Roberto Guilherme 

Morre Roberto Guilherme, o eterno Sargento Pincel de “Os Trapalhões”

Imagem: YouTube/Reprodução

O eterno Sargento Pincel de “Os Trapalhões”, da TV Globo, morreu aos 84 anos, no Rio de Janeiro, em 10 de novembro. Ele lutava contra um câncer há alguns anos. Ao longo da carreira, foi ator, humorista e dublador. 

Isabel Salgado 

SARA: conheça a doença que acometeu Isabel Salgado

Imagem: Time Brasil/Twitter/Reprodução

A ex-jogadora de vôlei e vôlei de praia morreu em 16 de novembro, aos 62 anos. Isabel foi uma das primeiras atletas a levantar a voz contra o establishment do esporte já nos anos 80 ao lado de Jackeline Silva, sua colega na seleção. Sempre esteve presente nas causas em prol da mulher no esporte e também nas questões dos atletas em geral. 

Erasmo Carlos 

Os hits de Erasmo Carlos: veja ranking das mais tocadas e regravadas

Erasmo Carlos em show em 2015. Imagem: Renan Silva/Flickr/Reprodução

O Tremendão morreu em 22 de novembro, aos 81 anos, após ser internado em um hospital no Rio de Janeiro. Erasmo foi um dos pioneiros do rock brasileiro e um dos principais parceiros de Roberto Carlos. Em mais de 50 anos de carreira, compôs mais de 600 canções. A lista de sucessos, como “Além do Horizonte”, “É Preciso Saber Viver” e “O Bom”.

Pelé

Os 5 negros brasileiros que entraram para a história das Copas

Pelé ao receber o troféu “Jogador do Século”, da FIFA, em 2000. Imagem: Pelé/Instagram/Reprodução

O rei do futebol Pelé morreu aos 82 anos, em 29 de dezembro. Ele lutava contra um câncer no cólon, descoberto em setembro de 2021, e estava hospitalizado após passar por quimioterapia. “Amor, amor e amor, para sempre”, escreveu a família do atleta no Twitter.

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas