Tecnologia

Astronauta da NASA mais velho do mundo vai para o espaço em setembro

O astronauta se tornou a primeira pessoa a receber um certificado de patente por uma invenção no espaço; conheça mais do seu trabalho
Imagem: NASA/Reprodução.

Don Pettit, o astronauta da NASA mais velho do mundo, vai voltar ao espaço em setembro deste ano. O veterano de 69 anos vai embarcar em uma missão rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz, sob o comando Roscosmos.

No último domingo (23), a imprensa estatal da Rússia anunciou que o lançamento será no dia 11 de setembro, retornando em abril de 2025.

Don Pettit, o astronauta mais velho do mundo em atividade, acumula 370 dias em órbita.

Com formação em engenharia química, Pettit começou sua jornada como astronauta em novembro de 2002, com a Expedição 6, da NASA. Devido ao acidente do Ônibus Espacial Columbia, em fevereiro de 2003, a Expedição 6 precisou se estender por mais três meses. Desse modo, em sua primeira missão, Pettit passou 159 dias no espaço.

Foi durante esse período que Pettit se tornou famoso por suas invenções, que contribuíram bastante para a exploração espacial e, sobretudo, para a astrofotografia.

Importância de Pettit para exploração espacial

Em 2003, o astronauta mais velho do mundo inventou um sistema de tracking (montagem) para tirar fotos de longa exposição em condições de pouca luz.

Com essa solução, Don Pettit registrou fotos das principais metrópoles da Terra vistas da Estação Espacial. Recentemente, ele publicou uma foto de São Paulo em suas redes sociais.

Além disso, o astronauta mais velho se tornou a primeira pessoa a receber um certificado de patente por uma invenção no espaço pela caneca de café de zero gravidade.

Pettit também foi o responsável por desenvolver o sistema da ISS que transforma urina em água, reduzindo a dependência de cargas da Terra.

Notavelmente, o astronauta mais velho do mundo foi o primeiro a usar o sistema de manipulação remota da ISS, o Canadarm2, para receber cargas da nave Dragon, da SpaceX, em 2012.

Com a missão em setembro, Pettit, além de ser o astronauta mais velho do mundo, vai superar o recorde de idade de astronautas enviados pela NASA.

No entanto, em 1998, o ex-astronauta John Glenn – primeiro norte-americano a orbitar a Terra, em 1962 –, foi ao espaço em missão da NASA, aos 77 anos.

No geral, o recordista é Ed Dwight, que foi ao espaço aos 90 anos, na viagem comercial NS-25, da Blue Origin.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas