Ciência

Conheça 4 benefícios do vinagre de maçã para a saúde

Estudos revelaram benefícios no uso de cerca de duas colheres de chá ou sopa do vinagre de maçã por dia
Imagem: Reprodução/Freepik

Com propriedades antimicrobianas e antioxidantes, o vinagre de maçã tem muito mais utilidades além do tradicional temperar saladas. Apesar de oferecer alguns efeitos colaterais, como prejudicar o esmalte dos dentes, garganta ou esôfago — se tomado sem diluir –, pesquisas revelaram possíveis benefícios no uso de cerca de duas colheres de chá ou sopa do vinagre por dia. Veja quatro benefícios do vinagre de maçã para a saúde abaixo:

Controlar açúcar no sangue e a diabetes

whatsapp invite banner

Segundo o CNet, estudos mostram que o vinagre de maçã pode melhorar a resposta à insulina e diminuir os níveis de açúcar no sangue após as refeições. Além disso, consumi-lo antes de dormir também demonstrou redução do açúcar no sangue em jejum após acordar.

Ele pode ser benéfico sobretudo para quem tem diabetes tipo 2, que ocorre devido à resistência à insulina ou incapacidade do corpo de produzi-la. No entanto, é necessário consultar um médico para obter recomendações.

Matar bactérias nocivas

O vinagre de maçã também é famoso por ajudar a conservar alimentos de forma natural. Isso porque ele mata patógenos, incluindo micróbios como estafilococos e cândida. Os efeitos bactericidas do ácido cético do vinagre evitma que bactérias como E. coli cresçam nos alimentos, causando problemas como intoxicação alimentar, por exemplo.

Perda de peso

O vinagre também pode ser um aliado na perda de peso. Quando tomado antes ou durante uma refeição, ele ajuda na saciedade. Em um estudo, os participantes comeram aproximadamente 200 a 275 calorias a menos quando o vinagre de maçã foi combinado com a refeição. Em três meses, os que tomaram de uma a duas colheres de sopa dele por dia viram até 1,6 kg em perda de peso e redução na gordura corporal. Leia mais no Giz Brasil.

Melhorar níveis de colesterol

Ingerir até 30 ml de vinagre de maçã por dia, junto com uma dieta de baixa caloria, pode reduzir o colesterol total e os triglicerídeos – que podem aumentar o risco de doenças cardíacas -, bem como aumentar o colesterol “bom” (HDL). O mesmo vale para os níveis de colesterol em pessoas com diabetes tipo 2.

LEIA TAMBÉM: Confira 9 alimentos que ajudam a reduzir o colesterol, segundo Harvard.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas