O Google I/O é a conferência anual da empresa para desenvolvedores, e também uma oportunidade para ela anunciar diversas novidades. Este ano, o evento acontece nos dias 28 e 29 de maio em San Francisco (EUA).

Você poderá acompanhar tudo via streaming, direto da sua casa ou trabalho. Ainda é difícil saber o que esperar do evento; no ano passado, as novidades se centraram no Android e Chrome. Eis o que vimos em 2014:

Foi muita coisa! E todo ano é assim. O que teremos em maio: uma nova versão do Android? Mais novidades sobre os carros autônomos? Alguma atualização sobre o Google Glass? É esperar para ver.

O cadastro para participar do I/O 2015 começa em 17 de março e fica aberto por três dias. O Google deixa todos os interessados se inscreverem, e então seleciona de forma aleatória quem participará do evento. A demanda é muito maior que a oferta, e essa é uma forma de não obrigar todo mundo a reservar um lugar de uma só vez.

Participar do I/O tem seu custo: os preços da edição 2015 ainda não foram divulgados, mas no ano passado os ingressos saíam a US$ 900, ou US$ 300 para acadêmicos.

Sundar Pichai, vice-presidente que cuida do Android e Chrome, não revelou muito mais detalhes no Google+ além da data. Ele apenas diz que os desenvolvedores também poderão acompanhar tudo através de eventos I/O Extended: eles acontecem de forma simultânea à conferência nos EUA, com palestras transmitidas via YouTube e atividades adicionais no local.

No ano passado, tivemos o primeiro I/O Extended no Brasil organizado pelo próprio Google. No entanto, desenvolvedores podem se juntar e fazer versões próprias do evento – isso vem acontecendo no país desde pelo menos 2012. [Google+ via 9to5Google]