A revista norte-americana Time curte listas. Ela é famosa por sempre dedicar uma capa à pessoa do ano, que deve sair nos próximos dias, porém com 2020 já batendo à porta, a publicação tradicionalmente escolhe as melhores invenções de 2019. A edição deste ano tem tudo quanto é tipo de item: de comidas inovadoras, câmeras autônomas, artefatos para promover a limpeza espacial e até tênis reciclável.

Ao todo, a revista cita 100 itens. No entanto, decidimos listar aqui alguns que se destacaram e que, eventualmente, a gente chegou a dar uma olhada de perto.

Na categoria comida, por exemplo, um dos destaques é o Impossible Burger 2.0, que é a evolução do hambúrguer de proteína vegetal que parece uma opção real de carne. A empresa produz discos de carne falsa desde 2015, mas só recentemente passou a disponibilizar seu produto para mais restaurantes — inclusive com uma grande pareceria com o Burger King nos EUA — além de passar a vender em supermercados.

Nós já tínhamos provado o hambúrguer de proteína vegetal em 2016, mas foi no início deste ano que pudemos experimentar a nova receita durante a CES 2019. O repórter Alessandro Feitosa Jr., que nunca tinha comido antes, curtiu, dizendo que lembra a textura da carne convencional, mas ela “’desmancha’ mais rápido na boca”.

Hambúrguer da Impossible Foods com a receita 2.0 servido durante a CES 2019
O que a gente provou era assim. Crédito: Alessandro Feitosa Jr/Gizmodo Brasil

O movimento capitaneado pela Impossible Foods levantou uma discussão sobre sustentabilidade, e todo um discurso de que essas empresas contam que a proteína animal ficará muito mais cara em um futuro próximo. De alguma forma, esta onda também incentivou que rolassem iniciativas parecidas no Brasil, com o Futuro Burger ou mesmo redes de fast food, como Burger King e Bob’s, com opções de hambúrguer de proteína vegetal.

Na categoria eletrônicos de consumo, os destaques ficam por conta dos AirPods Pro, da Apple, e o Bose Glasses, que são óculos estilosos que contam com fones de ouvido embutidos, e o OBSBOT Tail. Apesar no nome esquisito, ele consiste em uma câmera que pode facilitar a vida de quem precisa gravar e não conta com um cinegrafista. Após focar no objeto, o sistema usa inteligência artificial para manter o enquadramento e acompanhar os eventuais movimentos.

Demos uma olhada no OBSBOT Tail durante a CES Asia. Pareceu um gadget interessante, que permite até gravar cenas de ações, e que pode ter uma boa utilidade, sobretudo em tempos de influenciadores de YouTube. O único problema é o preço que está na casa dos US$ 600 nos Estados Unidos.

Câmera OSBOT Tail usa inteligência artificial para seguir pessoa
Crédito: Alessandro Feitosa Jr/Gizmodo Brasil

Outro item inovador apontado pela revista foi a TV retrátil da LG mostrada durante a CES 2019. Se o conceito parece esquisito para você, pense em uma TV que conta com uma base, onde a tela pode ser “rolável” de modo a esconder o display. Apesar de ser um produto cujo destaque é o design, não deixa de ser uma nova forma de pensar a disposição do eletrônico na sala de estar.

TV retrátil da LGCrédito: LG

A extensa lista da revista fala ainda da embalagem da 3M com um plástico bolha reinventado e que ocupa menos espaço, uma jaqueta da North Face que promete proteger da chuva sem esquentar muito e o sistema KaiOS que possibilita que celulares baratos tenham algumas funções de smartphone, como WhatsApp e realizar buscas por voz (na revista, inclusive, usaram até a imagem do celular do Positivo P70s).

Celular Positivo P70S vem com plataforma KaiOSCrédito: Guilherme Tagiaroli/Gizmodo Brasil

Outros destaques são os novos tênis da Adidas 100% recicláveis, o computador dobrável ThinkPad X1, da Lenovo, as velas solares que estão sendo usadas em testes para reduzir o lixo espacial e o gadget ClearUP, que ajuda a reduzir os efeitos da sinusite.

Se você tiver curiosidade sobre os outros itens escolhidos pela revista, basta acessar o site Time Best Innovations 2019 (em inglês).